ABERTURA

Coloco na abertura desse blog, um  espírito do abismo de Nietzsche e boa dose do niilismo apaixonante de Camus. Considerando essas bases,   o rumo, ou sentido, do pensamento livre, é objetivo que devo perseguir.
A filosofia por seu caráter amplo, muitas vezes não é aceita como válida no campo prático, portanto inútil para formar os técnicos que a sociedade precisa na criação da mão de obra técnica e obediente aos padrões estabelecidos, esse conceito, ou melhor, essa prática, curta e tosca está cada dia mais presente e precisa ser combatido implacavelmente, pois se a filosofia não nos entrega “produtos” acabados, cria conceitos e abre o caminho para o pensamento.

O inicio do novo milênio trouxe paradigmas, teorias, crenças, e porque não dizer, vícios e preconceitos no mínimo questionáveis, para ser ameno no adjetivo, e nessa profusão de complexidade, de mudanças, de informação abundante, trazida pela técnica, diga-se ciência, é que estamos inseridos, e a cada dia mais vigiados, e punidos das maneiras mais absurdas que o homem, o animal simbólico de Cassirer, possa imaginar e criar técnicas de controle do espírito, Foucault foi a fundo na sua maravilhosa filosofia, mas ainda espanta e horroriza as novas técnicas que brotam, para se criar e manter o domínio sobre o espírito humano.Logo, de chofre pergunto: O homem, com sua imbecil pretensão de imortalidade, construirá uma moral justa? Já respondendo, não, pelos mais diversos motivos e colocar causa e efeito para dar sustentação aos argumentos é reduzir a complexidade do problema, lançar mão dos caminhos da lógica, da dialética ou qualquer instrumento teórico nada mais é que jogar o problema dentro de caixas escuras. A dinâmica com que os acontecimentos se dão não permite colocar os ismos (idealismo, pragmatismo, construtivismo, etc.) como caminho. Cultuar ídolos egocêntricos ou mesmo criar mais dogmas (como se precisássemos de mais) não trouxe e nem trará para o homem a felicidade utópica, a liberdade incondicional, a paz eterna (dele mesmo e dos outros) e a prova da imbecil idéia do alma imortal.
Esse blog será feito por pessoas que gostam da Filosofia, que acreditam que a Filosofia entre tantas tarefas e caminhos, pode sim dar prazer e porque não “saber”.
Os assuntos, livros, vídeos, textos serão dos mais diversos, a liberdade de pensamento e opiniões devem imperar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do pálido criminoso

Das cátedras da virtude

Prof. Clóvis e o Materialismo Histórico