UM ENCONTRO DE RARA BELEZA


     Em dias bicudos onde o ego de alguns escurecem tarefas nobres, os organizadores do   VII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia  quebraram a banca e mostraram que é possível reunir estudantes de filosofia, e ainda mais importante, debater o ensino de filosofia com seriedade e beleza. O  Encontro  se mostrou de uma competência impar, a organização impecável, os convidados de conhecimento inquestionável e de relevância  primordial para a Filosofia, falamos de Silvio Gallo, Rodrigo Gelamo, o mestre Franklin Leopoldo e Silva entre outros, que emprestaram algumas horas do seu tempo e um pouco dos muitos saberes que cada um possui para levar à graduandos da Unesp, e de várias universidades do pais, a filosofia e a academia.
      Grupos de graduandos apresentaram trabalhos sobre os mais diversos assuntos do campo filosófivo, filósofo, doutrinas, enfim da filosofia. O grupo do qual participamos, três jovens (e eu que já não sou tão jovem) apresentaram pesquisa sobre a filosofia de Nietzsche, e importante frisar: de maneira impar e surpreendente. Pamela C. Gois da UEL apresentou sua pequisa "A tragédia grega como fonte de otimismo no pensamento do jovem Nietzsche", em tempos em que Nietzsche é dilacerado pela moda e pelo consumo, uma jovem pensadora ousa buscar no chamado  "jovem Nietzsche" inspiração para um trabalho primoroso. Érica C. de Lima da UFF também foi ao Nietzsche dos tempos do Nascimento da Tragédia, do apolíneo e do dionisíaco e colocou a morte da tragédia com o surgimento da razão socrática em sua pesquisa "A morte da tragédia e a irrupção do otimismo socrático na filosofia de Nietzsche"  e apresentou seu trabalho com maestria e muita inspiração. Um misto de surpresa, beleza e emoção, abateu sobre os presentes  quando Felipe T. dos Santos da UNESP, apresentou sua pesquisa " Johannes Brahms: Um antípoda? Sobre o não posicionamento de Nietzsche acerca do embate entre Wagner e Brahms", foram os instantes da arte pura na filosofia, o jovem Felipe fez arrepiar a plateia, mexeu com os instintos, os sentidos e as paixões de todos,colocando a musica na filosofia do martelo, construindo um caminho da filosofia que parece a razão esqueceu.
     Enfim, o pouco que vivenciamos serviu para ter certeza e afirmar que a juventude e a filosofia caminham juntos, ao contrário do que afirmam muitos inimigos do livre pensar. Um encontro lindo, parabéns Tiago e todos que colaboram para esse  VII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia.

O link para assistir as palestras http://www.livestream.com/encfilunesp, como não conseguimos gravar o video, estamos fazendo um trabalho de conversão para MP3 e assim que ficar pronto disponibilizaremos aqui no blog.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Das cátedras da virtude

Do pálido criminoso

Dos que desprezam o corpo *