Globalizar ou Imbecilizar?
Muitos discursos sobre globalização - a maioria de qualidade duvidosa e relevância suspeita- infestam o mercado editorial, fazendo companhia para os novos deuses da pos-modernidade, falamos da Auto-ajuda, dos discursos da Prosperidade e do Empreendedorismo, entre outros que podemos facilmente detectar (vejam video do Prof. Leandro Karnal no link http://www.cpflcultura.com.br/evento/os-velhos-e-os-novos-pecados-leandro-karnal/ ).
Porém neste universo nefasto nem tudo é lixo ou ruim, e as vezes escondido, abandonado em algum canto da livraria, numa estante de biblioteca ou alguma pasta compartilhada na internet (para os mais "antenados" e que não tem pudor de "baixar" alguns arquivos piratas) encontramos autores e obras de valor. Aquelas que podem realmente contribuir para nosso saber e ajudar a nossa capacidade critica.
Para comprovar minha tese (como me irrita essa lógica da necessidade de provar ou comprovar), colocamos aqui no espaço Milton Santos um discurso que realmente merece nossa leitura, nossa atenção e mais ainda nossa reflexão. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal , Milton Santos nos leva a refletir sobre Três Mundos, a saber: 1- O mundo tal como nos fazem crer: a globalização como fábula. 2- O mundo como é: a globalização como perversidade. 3- O mundo como pode ser: uma outra globalização.
Aproveitemos, pois não sabemos até quando teremos o privilégio de "baixar" arquivos da internet (o controle sobre os dados aumenta vertiginosamente) e o preço dos livros não tem perspectivas de ficar mais acessível , mesmo porque os "deuses" se alimentam do consumo (e como comem porcaria).
Vamos então driblar as técnicas de imbecilização que nos impõem, visando nos domesticar ou docilizar - como disse Foucault - e nos alimentar, pelo menos, de comida boa.
Por uma outra globalização (LINK)
Comentários
Postar um comentário