O HOMEM, O SUPER-HOMEM E O ALÉM DO HOMEM

Nesse post optamos por outra tradução, a de Paulo César de Souza da Companhia das Letras de 2011. Estamos digitando o texto, não estamos utilizando nenhum tipo de digitalização. 
A mudança se deu pelo fato de que o texto utilizado no post anterior é uma tradução para o português de Portugal, visto que temos ótimas traduções optamos pela mudança.



III
Quando Zaratustra chegou à cidade mais próxima, na margem da floresta, ali encontrou muita gente reunida na praça; pois foi anunciado que um equilibrista andaria na corda.E Zaratustra assim falou à gente.
Eu vos ensino o super-homem. O homem é algo que deve ser superado. Que fizestes para supera-lo?
Todos os seres, até agora, criaram algo acima de si próprios: e vós quereis ser a vazante dessa grande maré, antes retroceder ao animal do que superar o homem?
Que é o macaco para o homem? Uma risada, ou dolorosa vergonha.Exatamente isso deve o homem ser para o super-homem: uma risada, ou dolorosa vergonha.
Fizeste o caminho do verme ao homem, e muito, em vós, ainda é verme.Outrora fostes macacos, e ainda agora o homem é mais macaco que qualquer macaco?
O mais sábio entre vós é apenas discrepância e mistura de planta e fantasma.Mas digo eu que vos deveis tornar fantasmas ou plantas?
Vede, eu vos ensino o super-homem!
O super-homem é o sentido da terra. Que a vossa vontade diga: o super-homem seja o sentido da terra!
Eu vos imploro, irmãos, permanecei fieis à terra e não acrediteis nos que vos falam de esperanças supraterrenas! São envenenadoras,saibam elas ou não.
São desprezadores da vida, moribundos que a si mesmos envenenaram, e dos quais a terra está cansada: que partam, então!
Uma vez a ofensa a Deus era a maior das ofensas, mas Deus morreu, e com isso morreram também os ofensores. Ofender a terra é agora o que há de mais terrível, e  considerar mais altamente as entranhas do inescrutável que o  sentido da terra!
Uma vez a alma olhava com desprezo para o corpo: e esse desdém era o que havia de maior:-ela o queria magro, horrível,faminto. Assim pensava ela escapar ao corpo e à terra.
Oh, essa alma mesma era ainda magra, horrível e faminta: e a crueldade era a volúpia dessa alma.
Mas também vós, irmãos, dizei-me: o que conta vosso corpo sobre a alma? Não é ela pobreza, imundície e lamentável satisfação?
Na verdade, um rio imundo é o homem.É preciso ser um oceano para acolher um rio imundo sem se tornar impuro.
Vede, eu vos ensino o super homem, ele é o oceano, nele pode afundar o vosso grande desprezo.
Qual é a maior coisa que podeis experimentar? É a hora do grande desprezo. A hora em que também vossa felicidade se converte em nojo para vós, assim como vossa razão e vossa virtude.
A hora em que dizeis: “que importa minha felicidade? Ela é pobreza, imundície e lamentável satisfação. Mas minha felicidade deveria justificar a própria existência!”
A hora em que dizeis: “Que importa  minha razão? Procura ela o saber, como o leão seu alimento? Ela é pobreza, imundície e lamentável satisfação!”
A hora em dizeis: “Que importa minha virtude? Ela ainda não me fez delirar. Como estou cansado de meu bem e do meu mal! Tudo isso é pobreza, imundície e lamentável satisfação!”
A hora em dizeis: “Que importa minha justiça? Não estou me vendo a ser  brasa e carvão. Mas o justo é brasa e carvão!”
A hora em dizeis: “Que importa minha compaixão? A compaixão não é a cruz em que pregam aquele que ama aos homens? Mas minha compaixão não é crucificação”
Já falaste assim? Já gritaste assim? Ah, tivesse ouvido eu gritardes assim!
Não o vosso pecado – a vossa frugalidade brada aos céus , vossa avareza até no pecado brada aos céus!
Onde está o raio que venha lamber-vos com sua língua? Onde está a loucura com que deveríeis ser vacinados?
Vede, eu vos ensino o super-homem: ele é esse raio,ele é  essa loucura!-
Depois de Zaratustra assim falar, alguém do povo gritou: “ Já ouvimos bastante sobre o equilibrista; agora nos deixa vê-lo!”. E todos riram de Zaratustra. Mas o equilibrista, que achava que as palavras se referiam a ele, pôs-se a trabalhar.

Comentários

  1. Aqui Zaratustra vai ter com os homens e anuncia o Super-homem (vamos encontrar muitas divergências sobre esse termo, que pode ser objeto de pesquisa para quem desejar).
    Homem para Zaratustra é imundo, tem recheios como virtude, razão, compaixão e justiça.
    Esse homem dever ser superado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Das cátedras da virtude

Do pálido criminoso

Dos que desprezam o corpo *