O DEMÔNIO




VI

Mas então sucedeu algo que fez toda boca silenciar e todo olhar enrijecer.Nesse meio tempo o equilibrista começara seu trabalho: surgira de uma pequena porta e andava sobre a corda que se achava estendida sobre duas torres, acima da praça e do povo. Quando estava no meio de seu caminho, abriu-se novamente a pequena porta  e um rapaz de vestes coloridas, semelhante a um palhaço, pulou fora e seguiu o primeiro com passos rápidos. “ Adiante,aleijado!”.Gritou uma voz terrível, “adiante,preguiçoso,muambeiro,cara-pálida! Para eu não fazer cócegas com meu calcanhar! Que fazes aqui entre as torres? Teu lugar é na torre, devias ser trancafiado, estorvas o caminho de alguém melhor do que tu!” ­– E a cada palavra lhe chegava mais próximo; porém, quando estava somente a um passo do equilibrista, sucedeu a coisa pavorosa que toda boca silenciar e todo olhar enrijecer: - lançou um grito de demônio e saltou sobre aquele que estava no caminho. Mas esse, vendo seu rival assim triunfar, perdeu a cabeça e a corda; desfez-se de sua vara e mais rapidamente que ela mergulhou na profundeza, como um redemoinho de braços e pernas. A praça e o povo semelhavam o mar quando chega a tempestade: todos corriam e se atropelavam, sobretudo no local onde se precipitava o corpo.
Zaratustra ficou imóvel, porém, e justamente ao seu lado caiu o corpo, bastante ferido e quebrado, mas ainda vivo.Após um instante, a consciência retornou ao homem destroçado, e ele viu Zaratustra ajoelhado junto de si. “Que fazes aqui?”, disse ele afinal, “há muito tempo eu sabia que o demônio me passaria a perna. Agora ele me leva para o inferno; queres impedi-lo?
“Por minha honra, amigo”, respondeu Zaratustra, “nada do que falas existe: não existe demônio nem inferno. Tua alma morrerá antes que teu corpo, nada temas, portanto!”.
O homem ergueu os olhos, desconfiado.  “Se falas a verdade, então nada perco ao perder a vida. Não sou muito mais que um animal a que ensinaram a dançar, com golpes de bastão e pequenos nacos de comida.”
“De maneira nenhuma”, disse Zaratustra; “fizeste do perigo o teu ofício, e não há o que desprezar nisso. Agora pereces no teu ofício: por causa disso, eu te sepultarei com minhas próprias mãos.”
Depois que Zaratustra falou isso, o moribundo não respondeu mais, mas moveu a mão, com se buscasse a mão de Zaratustra para agradecer.

Comentários

  1. O equilibrista deixa a vida sem as crenças do mundo do além? Zaratustra lhe garante nada existir além dessa vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Das cátedras da virtude

Do pálido criminoso

Dos que desprezam o corpo *